• Albânia
  • Alemanha
  • Arménia
  • Áustria
  • Azerbaijão
  • Bélgica
  • Bósnia e Herzegovina
  • Chipre
  • Croácia
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovénia
  • Espanha
  • França
  • Geórgia
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Macedónia
  • Malta
  • Montenegro
  • Noruega
  • Polónia
  • Suécia
  • Suíça
  • Turquia
  • Egipto
  • Marrocos
  • Tanzânia
  • Arménia
  • Azerbaijão
  • Cambodja
  • Índia
  • Japão
  • Laos
  • Malásia
  • Omã
  • Singapura
  • Tailândia
  • Uzbequistão
  • Vietname
  • Canadá
  • Costa Rica
  • Cuba
  • Estados Unidos da América
  • Guatemala
  • Honduras
  • Antartida
  • Argentina
  • Brasil
  • Chile
  • Equador
  • Falkland Islands
  • Uruguai
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Antartida
  • Egipto
  • Emiratos Árabes Unidos
  • Estados Unidos da América
  • Arménia
  • Azerbaijão
  • Emiratos Árabes Unidos
  • Geórgia
  • Israel
  • Jordânia
  • Omã
  • Antartida
Sobre este programa

Tashkent

  • Complexo Arquitectónico de Hasti Iman
  • Praça Mustakillik
  • Praça Amir Temur
  • Praça Ópera e Ballet
  • Estações de Metro de Tashkent


Khiva

  • Património Mundial
  • Ichan-Kala e o minarete Kalta Minor
  • Mesquita Juma
  • Fortaleza Kunya Ark
  • Bastião de Oq Sheykh Baba
  • complexo do Palácio Tash Hovli
  • Mausoléu Pahlavan Mahmud
  • Madraça e Caravanserai Allakuli Khan
  • visita exterior do Miranete da cidade, 
  • Madraça Islom Khodja


Bukhara

  • conjunto arquitectónico Lyab-i Hauz
  • Madraça Kukeldash
  • Madraça Nadir Divan-Begi
  • Mesquita Magoki Attory
  • Mausoléu de Samanidas
  • Mausoléu Chashma Ayub
  • Mesquita Bolo Khauz
  • Citadela Ark
  • Almoço em casa local, onde iremos preparar o prato festivo nacional: Plov
  • Madraça Ulughbek
  • Madraça Abdulazizkhan
  • Complexo de Po-Y- Kalyan
  • Mesquita Poi Kalan


Samarkanda

  • Necrópole de Shakhi Zinda
  • ruínas do Observatório Ulugbek
  • Mausoléu Gur-Emir
  • Praça Registán
  • Madraça Ulugbek
  • Madraça Sher-Dor
  • Madraça Tila-Qori
  • Mesquita Bibi Khanym
  • Bazaar Siab
  • Antiga manufactura de papel
  • Concerto de música clássica

1º Dia – 05 Abril (Qua.) – LISBOA / ISTAMBUL / TASHKENT

Comparência no aeroporto de Lisboa 120 minutos antes da hora do voo. Assistência pelo/a guia OASIStravel que vos acompanhará durante toda a viagem e partida às 16h25 em voo Turkish Airlines, com escala em Istambul das 23h10 às 01h05. Noite e refeições a bordo.

2º Dia – 06 Abril (Qui.) - TASHKENT

Chegada ao aeroporto de Tashkent às 07h25. Assistência, cumprimento das formalidades alfandegárias e transporte para o Hotel Hampton by Hilton 4* e instalação imediata nos quartos para descanso. Pequeno-almoço no hotel.

Após algum tempo livre para repouso da viagem, saída para almoço, seguido da visita da cidade de Tashkent, uma das mais antigas cidades da Ásia Central. Tashkent, com cerca de 2,3 milhões de habitantes, é a capital do Uzbequistão.

Iniciaremos a visita pela zona antiga da cidade, incluindo o complexo Arquitectónico de Hasti Iman, centro religioso de Tashkent, onde se encontram a Madrasa Barak Khan, a Madrasa Kafal Shohi, e a Mesquita Tilla Sheykh, e visita do Museu do “Corão de Osmán” do séc VII, relíquia única já que nas suas páginas se conservaram as manchas de sangue do Califa Osmán. Este livro sagrado foi trazido por Amir Timur mas aquando da chegada dos russos czaristas à Asia Central, esta relíquia foi levada para a biblioteca imperial de São Petersburgo; depois de muitas mudanças de local dos princípios dos anos 90 do séc.XX, o corão foi entregue à junta espiritual dos muçulmanos do Uzbequistão.

Continuaremos as visitas com o Bazar Chorsu, a Madrassa Kukeldash do séc. XVI (visita exterior) e a Mesquita Branca (visita exterior).

Jantar em restaurante local e regresso ao hotel. Alojamento.

3º Dia – 07 Abril (Sex.) – TASHKENT

Pequeno-almoço no hotel. Durante a manhã visitaremos o Museu de História do Uzbequistão, com uma vasta colecção de arqueologia e história medieval do Uzbequistão.

Almoço em restaurante local. Durante a tarde, daremos também uma especial atenção à “Cidade Moderna” com a Praça Mustakillik (Praça da Independência e Eternidade), composta pelo Monumento da Independência e Humanitarismo inaugurado em 1991, Memorial da Segunda Guerra Mundial que é uma estátua em honra dos mortos da guerra e o Arco Ezgulik à entrada da praça; o Palácio Romanov de 1891 (exterior); a Praça da Opera e Ballet, onde se encontra o Teatro Navoi, que é um dos símbolos da cidade e cuja construção foi terminada em 1947 por arquitectos japoneses; e a Praça de Amir Temur, considerado o pai do Uzbequistão, onde encontramos a sua estátua equestre; e o Metro de Tashkent, considerado um dos mais belos do mundo, e cuja rede terminou de ser construída em 1977.

Jantar em restaurante local e regresso ao hotel. Alojamento.

4º Dia – 08 Abril (Sáb.) – TASHKENT / URGENCH / KHIVA

Pequeno-almoço no hotel e transporte até ao aeroporto, para embarque no voo doméstico com destino a Urgench (horário a confirmar). Chegada ao aeroporto de Urgench e transporte de autocarro até Khiva (cerca de 30 Km). Khiva é muitas vezes descrita como uma cidade que nos remete para os contos das Mil e Uma Noites, onde os seus visitantes podem passar dias a explorar os seus palácios e belas casas, mesquitas, mausoléus, lojas, arcos, cúpulas e minaretes, que se tornaram icónicos. Khiva era um importante entreposto comercial da Rota da Seda, o que ainda pode ser sentido quando passeamos pelo centro da cidade. Pela sua história com mais de 2.500 anos, a cidade de Khiva foi considerada Património Mundial pela UNESCO em 1990. Inicio da visita da cidade com o complexo Ichan-Kala (zona antiga da cidade), onde se encontra um dos símbolos da cidade, o minarete Kalta Minor (exterior), o edifício da Madrasa Mohamed Amin Khan (transformada em hotel desde os tempos da ocupação soviética), a Mesquita Juma (sécs. X-XVII) que é característica pelas 212 colunas de madeira que sustentam o seu tecto, com uma acústica única e uma luz natural muito particular. Visitaremos ainda a fortaleza Kunya Ark do séc. XVII, e a Madrassa Mohammed Rakhim Khan.

Almoço em restaurante local. Durante a tarde, seguimos a visita de Khiva com o complexo do Palácio Tash Hovli, um dos melhores exemplos da arquitetura secular asiática do século XIX, o Mausoléu Pahlavan Mahmud, o Patrono da cidade, datado dos sécs. XIV-XIX com belos azulejos e também e madrassa e Caravansarai Allakuli Khan, o Minarete (visita exterior) e a Madrassa Islom Khodja. Ao final da tarde, visita do Bastião de Oq Sheykh Baba para admirar o pôr-do-sol, local a partir do qual se podem obter as melhores fotos da cidade.

Em hora a informar, saída para jantar em restaurante local com o prato típico da província de Khorezm: Shivit Oshi (massa verde com vegetais e carne aos cubos), permitindo-nos admirar a cidade de Khiva à noite, com todos os seus minaretes iluminados. Uma imagem que ficará certamente na sua memória. Alojamento no Hotel Farovon 4*.

5º Dia – 09 Abril (Dom.) – KHIVA / BUKHARA

Pequeno-almoço no hotel. Manhã em Khiva para continuação das visitas. Almoço, seguido de transporte até à estação de comboios, para saída com destino a Bukhara. Bukhara é a pérola da região e uma das mais antigas cidades da Ásia Central, pelo que muitos nomes de reconhecidos arquitectos, cientistas e poetas de séculos passados, estão relacionados com a cidade, tal como diversos santos e protectores muçulmanos. Talvez por essa razão, existe um antigo ditado na cidade que diz algo como “Em todo o mundo a luz do céu desce sobre a terra, em Bukhara a luz nasce da terra”. Assistência à chegada e transporte para o Paradise Plaza Luxury Hotel 4*. Distribuição dos quartos, jantar e alojamento.

Nota: O programa do dia de hoje está sujeitas a alteração de acordo com o horário do comboio que venha a ser confirmado; no caso de cancelamento do comboio por parte da Uzbequistan Railways, o trajecto será efectuado em autocarro, cerca de 450Km +- 8h) .

6º Dia – 10 Abril (Seg.) – BUKHARA

Pequeno-almoço no hotel e visita do Mausoléu de Samanids, pérola da arquitectura da Ásia Central do séc.IX-X, onde está o tumulo dos governadores da dinastia de Bujará; Mesquita Bolo Khauz; a Ark Citadel, a estrutura mais antiga de Bukhara, ocupada desde o século V até 1920; o Mausoléu Chashma Ayub. Almoço em casa local, onde iremos preparar o prato festivo nacional: Plov.

Hoje, teremos ainda oportunidade de ver o Complexo de Po-Y- Kalyan do séc.XII-XVI onde se encontra o minarete Kalyan (exterior), o mais alto daquela época no oriente com 46m de altura; a Madrasa Ulughbek de 1417 e a Madrasa Abdulazizkhan (séc. XVII) e também três antigos mercados, recintos abobadados do séc. XVI, cujas abóbodas unem entre si um grande número de galerias, hoje em dia lojas de souvenirs e actividades artesanais. Visitaremos ainda uma fábrica/loja de marionetes. No final das visitas, regresso ao hotel e breve tempo livre até à saída para jantar em restaurante local. Regresso ao hotel. Alojamento.

7º Dia – 11 Abril (Ter.) – BUKHARA

Após o pequeno-almoço no hotel, saída para os arredores de Bukhara e visita da residência de verão “Sitorai Mohi Hosa”, uma das mais belas residências dos Emirs de Bukhara, também conhecida como o “Palácio da lua e das estrelas”, que representa uma mescla fantástica da arquitectura russa, oriental e europeia. Visita ainda do complexo do memorial de Bahouddin Nakshbandi, um dos mais importantes membros do sufismo, corrente da religião Islâmica, considerado o santo padroeiro de Bukhara. Regresso ao centro da cidade e almoço.

Durante a tarde, visita do conjunto arquitectónico Poi-Kalon, o complexo mais emblemático da cidade: Minarete Kalon construído em 1127, representa a história de Bukhara dos sécs. XI e XII. Na sua parte inferior mede 9m de diâmetro, reduzindo-se pouco a pouco até chegar à coroa rodeada por uma decoração de estalactites, alcança uma altura de 46m; a Mesquita Poi Kalion (séc. XII) que é uma das maiores da Ásia Central; a Madrassa Miri Arab (séc.XV, visita exterior), construída na época do Khan Ybaidullí, entre 1530 e 1536. Vista ainda da Madrasa Chor Minor (exterior), um dos mais impressionantes edifícios da cidade com 4 minaretes, construída em 1807 pelo mercador Khalif Niyazkul do Turquemenistão. Regresso ao hotel no final das visitas e tempo livre até à saída para assistir a um espectáculo de músicas e danças locais numa Madrasa. No final do espectáculo, pequeno percurso a pé para jantar em restaurante local. Regresso ao hotel e alojamento.

8º Dia – 12 Abril (Qua.) – BUKHARA / SHAKHRISABZ (290 Km) / SAMARKANDA (150 Km)

Pequeno-almoço no hotel e partida em direcção a Samarkanda, passando por Shakhrisabz, a terra natal de Tamerlão, conhecida por “Cidade Verde”. O seu antigo nome era Kesh e desde 1993 que o seu centro histórico é Património da Humanidade pela UNESCO.

A visita de Shakhrisabz começará com as ruínas da casa de Tamerlão (também conhecido por Timur): Ak Saray. Continuação da visita com o complexo Dorus Saodat, construído em honra de Jakhongir, filho mais velho de Tamerlão, e o preferido para suceder no trono. O complexo iniciado no século XIV e terminado no séc. XV, acabou por se tornar no mausoléu da família. Veremos ainda a Madrasa Dor-ut Tillovat, onde está enterrado o pai de Tamerlão. A visita de Shakhrisabz termina com a passagem pela Mesquita Kok Gumbaz (exterior), com a sua cúpula azul visível de qualquer ponto da cidade. Construída em 1435 era o local onde as grandes cerimónias religiosas tinham lugar. Almoço numa casa local durante o percurso.

Chegada a Samarkanda ao Hotel Garden Inn by Hilton 4*. Distribuição dos quartos. Saída para jantar em restaurante local. Regresso ao hotel. Alojamento.

9º Dia – 13 Abril (Qui.) – SAMARKANDA

Pequeno-almoço no hotel e visita da cidade de Samarkanda, denominada Marakanda no séc.IV a.C., e que foi por diversas vezes invadida pelas tropas de Alexandre o Grande, por invasores árabes, por Chingiz Khan e também por Tamerlão. Hoje, Samarkanda é uma cidade-museu ainda com algumas reminiscências dos tempos em que foi uma das grandes cidades da Rota da Seda. A visita a Samarkanda começará pela Praça Registán (a palavra “registán” significa “lugar arenoso”). Esta praça tornou-se um centro de indústria e comércio, um centro na “Grande Rota da Seda”, sendo um cruzamento de 6 caminhos; aqui se vendiam e compravam as mercadorias trazidas por caravanas. A praça está rodeada por majestosos edifícios como a Madrasa Ulugbek, Madrasa Sher-Dor, Madrasa Tila-Qori, seguindo depois com visita à Mesquita Bibi Khanym. No Bazaar Siab encontraremos diversos dos produtos característicos da região, e será certamente difícil resistir à tentação dos seus frutos secos e das suas caixas de frutas secas decoradas com todo o detalhe. Almoço durante as visitas, no qual iremos provar o famoso “plov” de Samarkanda.

De tarde, visita do Mausoléu Gur-Emir, do séc. XV, onde estão os restos mortais de Tamerlão; de acordo com a lenda, o seu túmulo não poderá ser aberto, sob pena de se iniciar uma guerra. As visitas de hoje terminarão de uma forma muito especial, com um breve concerto de música clássica numa antiga casa de um comerciante judeu do séc.XX. Regresso ao hotel no final das visitas. Jantar em restaurante local e alojamento no hotel.

10º Dia – 14 Abril (Sex.) – SAMARKANDA

Pequeno-almoço no hotel. Saída da cidade de Samarkanda para visitar uma fábrica antiga de produção de papel. A principal missão dos comerciantes que vinham de diversas partes do mundo até Samarkanda, em diferentes épocas, para além de trazer os seus melhores produtos, era também o desejo de aprender novas e revolucionárias ideais, de intercambiar culturas, tradições, religiões e idiomas. Entre essas ideias estava a antiga tradição, nascida na China, de fabricar papel. A técnica secreta foi revelada em Samarkanda e os artesãos locais conseguiram desenvolvê-la ainda mais. A partir daí, o famoso papel produzido a partir das árvores de moreira estendeu-se por todo o mundo. Zarif Muhtrarov conseguiu transformar o seu sonho em realidade ao reactivar esta quase esquecida arte de produção de papel. Na sua oficina, com um moinho de água, recupera esta tradição com mais de 1.000 anos.

Regresso ao centro da cidade para visita da Necrópole de Shakhi Zinda, do séc.XIV-XV, conhecida como a “Cidade dos Túmulos” já que é um complexo de mais de 20 edifícios únicos de diferentes épocas. As visitas terminam com o Museu de Afrosiab dedicado à história da cidade, e as ruínas do Observatório Ulugbek, do séc. XV. Almoço e jantar em restaurante local. Descanso no hotel.

11º Dia – 15 Abril (Sáb.) – SAMARKANDA / ISTAMBUL / LISBOA

Em hora a informar, transporte privativo para o aeroporto de Samarkanda. Cumprimento das formalidades alfandegárias e partida às 05h45 em voo regular Turkish Airlines com destino a Lisboa (escala em Istambul das 08h45 às 12h35). Chegada a Lisboa às 15h35.

FIM DA VIAGEM


Preços por pessoa
Valor base
Taxas
Valor total
Quarto duplo 2.354€ 341€ 2.695
Suplemento Individual
380



Veja aqui  a nossa"Viagem Virtual"



Serviços incluídos:

  • Passagem aérea Lisboa/ Tashkent + Samarkanda/ Lisboa (via Istambul) em voos regulares Turkish Airlines em classe económica, com direito ao transporte de uma mala de porão  com peso máximo de 23Kg;
  • Voo doméstico Tashkent / Urgench com a Uzbekistan Airways em classe económica, com direito ao transporte de uma mala de porão com peso máximo de 20Kg;
  • Bilhete de comboio Khiva/ Bukhara em classe económica;
  • Taxas de segurança, aeroporto e combustível (341€ à data de 30/08/2022, valor a reconfirmar à data de emissão);
  • Assistência e transporte dos aeroportos aos hotéis e vice-versa;
  • Alojamento em hotéis 4* (os mencionados ou similares), incluindo o pequeno-almoço diário;
  • Pensão Completa como mencionado no itinerário (desde o almoço do 2º dia ao jantar do penúltimo dia, num total de 18 refeições) (uma delas almoço pic-nicbox – no 5º dia);
  • Show de folclore em Bukhara;
  • Concerto de música clássica em Samarkanda;
  • Circuito e visitas como mencionado no itinerário em autocarro de turismo com ar-condicionado;
  • Todas as visitas e entradas mencionadas no itinerário;
  • Guia local em espanhol durante todo o percurso no destino;
  • Guia-acompanhante OASIS durante toda a viagem de/até Lisboa;
  • Auriculares durante toda a viagem para facilitar a audição das explicações assegurando o distanciamento entre os passageiros;
  • 01 garrafa de água por dia no autocarro;
  • Seguro de viagem Especial Selecções OASIStravel MIP 60.000€ abrangendo os habituais seguros de assistência, cancelamento e interrupção de viagem, e coberturas extra por motivos Covid-19 (ver apólice);
  • Bolsa de viagem contendo documentação e livro de viagem OASIS com informação sobre os locais a visitar;
  • Taxas hoteleiras, de turismo, serviço e IVA à taxa em vigor à data de 16/05/2022;
  • Gratificações a guias e motoristas.


Serviços não incluídos:

  • Quaisquer serviços que não se encontrem devidamente mencionados no presente programa, e extras efectuados durante a estadia tais como: bebidas às refeições, telefonemas, lavagem de roupa, etc.

Documentos necessários:

(para cidadãos de nacionalidade portuguesa)

  • Passaporte com um mínimo de validade de 6 meses após a data da viagem,

  • Certificado Digital de Vacinação Completa e/ou Teste PCR negativo (condições a reconfirmar mais próximo da data da viagem).


NOTAS: Lugares sujeitos a disponibilidade à data da reserva. Os valores acima apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais e/ou de custos de combustível e/ou eventuais taxas adicionais. Os horários dos voos estão sujeitos a alteração por parte das companhias aéreas, tal como as visitas e os seus horários poderão ser ajustados em caso de necessidade e os hotéis substituídos por outros da mesma categoria. O seguro de viagem acima mencionado só estará activo após o/a passageiro/a entregar à OASIStravel a respectiva Ficha de Seguro devidamente preenchida e assinada. Preços válidos para mínimo 20/25/30 participantes e com base no câmbio do Banco Portugal à data de elaboração do programa (30 Aug.2022) 1 USD = 0,99661 EUR.
Condições de pagamento: Os pagamentos deverão ser efectuados da seguinte forma: depósito mínimo de 25% à data da reserva + 50% do valor da viagem até 90 dias antes da partida + restante pagamento até 45 dias antes da partida. Às reservas e aos pagamentos que não observarem as condições acima mencionadas, reservamo-nos o direito de anular as correspondentes reservas, aplicando as condições de cancelamento abaixo mencionadas.
Condições de cancelamento: da data da reserva até 20 Janeiro’23: 65€ por pessoa; de 21 a 31 Janeiro’23: 15% do valor da viagem; de 1 a 28 Fevereiro’23: 30% do valor da viagem; de 1 a 7 Março’23: 75% do valor da viagem; a partir de 8 Março’23 ou não comparência à data de partida: 100% do valor da viagem. A estes valores serão acrescidos os custos de pagamento com cartão de crédito caso tenha sido essa a forma de pagamento. A participação nesta viagem pressupõe a aceitação das Condições Gerais mencionadas no verso da Ficha de Inscrição.

UZBEQUISTÃO


Idioma

A língua oficial é o Uzbeque. No entanto o Russo também é falado.


Moeda local 

Moeda local: SOM.

O dólar americano é uma divisa reconhecida e só deverá ser trocada nas casas de câmbio oficiais. Os ATM (caixas multibanco) são escassos. Os cartões de crédito são apenas aceites nos principais hotéis e em alguns restaurantes. As taxas de serviço cobradas podem, porém, ser elevadas, dependendo dos preçários das instituições bancárias emissoras dos cartões.


Clima




Vacinas e Saúde

Não existe obrigatoriedade de vacinação preventiva para entrar no Uzbequistão. Vacinas que deverão estar em dia: tuberculose, difteria, tétano, pólio, hepatite A e B e febre tifóide.

É aconselhável o consumo de água engarrafada.


Diferença horária

+5 hrs (Portugal: 09:42 – Uzbequistão: 14:42)


Corrente eléctrica

220V / 50Hz – tipo C / I


Documentos Necessários para cidadãos portugueses

Passaporte com validade mínima de 6 meses, à data de entrada no país.

Não é exigido visto para períodos inferiores a 30 dias.


Representação Diplomática Portuguesa

Não existe representação diplomática portuguesa permanente. Os assuntos relacionados com este país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo, Rússia.

Em caso de emergência consular, um cidadão nacional pode solicitar protecção a qualquer Embaixada da UE representada no país.


Embaixada de Portugal em Moscovo.

Morada: Botanitchesky Per. 1, 129010 Moscovo

Telefone (Embaixada): (+7) 495 981 3410

Telefone (Secção consular): (+7495) 981 3414

Seleccione uma Loja OASIStravel para seguimento da pré-reserva
Faça aqui o seu pedido para mais informações
Faça aqui o seu pedido de pré-reserva
Seleccione uma Loja OASIStravel para seguimento da pré-reserva
Razões para escolher OASIStravel
Variedade de destinos é apenas uma das razões para viajar connosco, Saiba mais!